Justificativa do Projeto do Curso de Pedagogia

 O crescimento e as transformações econômicas em que ocorrem na cidade de São Mateus do Maranhão têm contribuído efetivamente para o grandioso projeto de desenvolvimento da região.

A FAESM comprometida em contribuir com a região em que está inserida se apresenta como um espaço acadêmico em que busca o redimensionamento da questão social, se fazendo presente nos interesses sociais primordiais para que, possa construir uma sociedade solida, bem como buscar parceria continua entre pais, alunos, escolas e toda a comunidade.

Nessa perspectiva, após analise de diagnostico da mesorregião do Centro Maranhense, na microrregião do Médio Mearim e tendo em vista o crescimento econômico da região nas áreas agrícola, construção civil e a chegada de novas empresas, não poderia deixar de incluir no seu Projeto Pedagógico a criação do Curso de Pedagogia que viesse a contribuir de forma integrada ao desenvolvimento sócio-político e econômico da região, de forma a oferecer auxílio técnico especializado ao modelo econômico predominante na região.

A sociedade necessita de profissionais capazes de responder as nuances de um ambiente de negócios em constante transformação, não só para atender as organizações, no que se refere às suas demandas específicas, mas que também tenham a capacidade de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico.

A FAESM cria novas possibilidades de estudo e de fixação dos estudantes da região de origem e também permite que estudantes de localidades vizinhas

Concepção Pedagógica

O Currículo do Curso de Pedagogia da FAESM foi desenvolvido de maneira participativa entre os docentes envolvidos, procurou-se atender às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura – DCNs, e com os anseios regionais para um curso responsável e direcionado ao desenvolvimento social. O currículo estará aberto a consideração de múltiplos fatores presentes em cada uma das situações

educativas, a fim de contemplar e integrar plenamente a prática educativa. 

Contextualização e Integração entre Teoria e Prática

 Na FAESM, a definição do Projeto do Curso de Graduação em Pedagogia deverá apresentar necessariamente, como garantia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, os seguintes procedimentos:

  1. Existência obrigatória de ensino, pesquisa e extensão cuja constituição e composição agregarão docentes de diferentes campos do saber.
  1. Os cursos da FAESM deverão necessariamente adotar as atividades complementares para a composição da estrutura curricular.
  1. Os cursos da FAESM deverão necessariamente adotar na matriz curricular, disciplinas eletivas complementares ao currículo de seu curso.

Estrutura curricular

 PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Filosofia e Ética 36
Sociologia 36
Metodologia Científica 72
Produção Textual em Língua Portuguesa  – I 72
História da Educação 72
Didática – I 72
TOTAL 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – I 20

 SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Filosofia da Educação 72
História da Educação Brasileira 72
Fundamentos da Prática Pedagógica 36
Produção Textual em Língua Portuguesa – II 36
Sociologia da Educação 36
Didática – II 72
Ensino Prático de Língua Portuguesa – I 36
TOTAL 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – II 20

 TERCEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Psicologia da Educação – Desenvolvimento 72
Teorias da Aprendizagem 72
Tecnologia Educacional 72
Estrutura e Funcionamento do Ensino 36

Planejamento Educacional

72
Ensino Prático de Língua Portuguesa – II 36
TOTAL 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – III 20
Estágio Supervisionado – I 30

QUARTO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Avaliação 36
Ensino Prático de Matemática 72
Ensino Prático de Geografia e História 72
Psicologia da Educação – Aprendizagem 72
Gestão de Projetos 36
Libras 72
TOTAL 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – IV 20
Estágio Supervisionado – II 30

QUINTO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Oficinas Lúdicas e Recursos Didáticos 72
Fundamentos da Orientação Educacional – I 36
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil 72

Ensino Prático de Ciências

72
Arte e Educação 72
Prática Pedagógica – I 36
TOTAL 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – V 20
Estágio Supervisionado – III 30

 SEXTO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Currículo e Programas 72

Educação Especial – I

72
Ensino Prático de Educação Física 72

Literatura Infanto-Juvenil

72

Ensino Prático da Educação Infantil

72
TOTAL 360
Estágio Supervisionado – IV 60

 SÉTIMO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Gestão de Pessoas 72
Medidas Educacionais e Intervenção Psicopedagógica – I 72
Fundamentos da Orientação Educacional – II 36
Gestão Escolar 72
Estatística Aplicada à Educação 36
Seminários Temáticos em Educação – I 72
TOTAL 360
Estágio Supervisionado – V 60

 OITAVO SEMESTRE

DISCIPLINA C/H
Educação de Jovens e Adultos 72
Seminários Temáticos em Educação – II 72
Metodologia e Técnicas de Ensino 72
Medidas Educacionais e Intervenção Psicopedagógica – II 72
Relações Étnico Raciais 72
TOTAL 360
Estágio Supervisionado – VI 90

 

DISCIPLINAS 2880
Estágio Supervisionado 300
Atividades Complementares 100
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3280

Estrutura geral do curso de Pedagogia

Para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, o discente deverá frequentar 75% (setenta e cinco por cento) de todas as disciplinas em aulas práticas e teóricas e obter todos os créditos em disciplinas, dentro do prazo estabelecido:

COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR DO CURSO ( Regimento Geral)

DA COORDENAÇÃO DE CURSO

Art. 21 – A Coordenação de Curso, órgão responsável pela execução dos cursos de graduação, é exercida pelo Coordenador de Curso, designado pelo Diretor Geral.