Justificativa do Projeto do Curso de Pedagogia
O crescimento e as transformações econômicas em que ocorrem na cidade de São Mateus do Maranhão têm contribuído efetivamente para o grandioso projeto de desenvolvimento da região.
A FAESM comprometida em contribuir com a região em que está inserida se apresenta como um espaço acadêmico em que busca o redimensionamento da questão social, se fazendo presente nos interesses sociais primordiais para que, possa construir uma sociedade solida, bem como buscar parceria continua entre pais, alunos, escolas e toda a comunidade.
Nessa perspectiva, após analise de diagnostico da mesorregião do Centro Maranhense, na microrregião do Médio Mearim e tendo em vista o crescimento econômico da região nas áreas agrícola, construção civil e a chegada de novas empresas, não poderia deixar de incluir no seu Projeto Pedagógico a criação do Curso de Pedagogia que viesse a contribuir de forma integrada ao desenvolvimento sócio-político e econômico da região, de forma a oferecer auxílio técnico especializado ao modelo econômico predominante na região.
A sociedade necessita de profissionais capazes de responder as nuances de um ambiente de negócios em constante transformação, não só para atender as organizações, no que se refere às suas demandas específicas, mas que também tenham a capacidade de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico.
A FAESM cria novas possibilidades de estudo e de fixação dos estudantes da região de origem e também permite que estudantes de localidades vizinhas
Concepção Pedagógica
O Currículo do Curso de Pedagogia da FAESM foi desenvolvido de maneira participativa entre os docentes envolvidos, procurou-se atender às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura – DCNs, e com os anseios regionais para um curso responsável e direcionado ao desenvolvimento social. O currículo estará aberto a consideração de múltiplos fatores presentes em cada uma das situações
educativas, a fim de contemplar e integrar plenamente a prática educativa.
Contextualização e Integração entre Teoria e Prática
Na FAESM, a definição do Projeto do Curso de Graduação em Pedagogia deverá apresentar necessariamente, como garantia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, os seguintes procedimentos:
- Existência obrigatória de ensino, pesquisa e extensão cuja constituição e composição agregarão docentes de diferentes campos do saber.
- Os cursos da FAESM deverão necessariamente adotar as atividades complementares para a composição da estrutura curricular.
- Os cursos da FAESM deverão necessariamente adotar na matriz curricular, disciplinas eletivas complementares ao currículo de seu curso.
Estrutura curricular
PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA | C/H |
Filosofia e Ética | 36 |
Sociologia | 36 |
Metodologia Científica | 72 |
Produção Textual em Língua Portuguesa – I | 72 |
História da Educação | 72 |
Didática – I | 72 |
TOTAL | 360 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – I | 20 |
DISCIPLINA | C/H |
Filosofia da Educação | 72 |
História da Educação Brasileira | 72 |
Fundamentos da Prática Pedagógica | 36 |
Produção Textual em Língua Portuguesa – II | 36 |
Sociologia da Educação | 36 |
Didática – II | 72 |
Ensino Prático de Língua Portuguesa – I | 36 |
TOTAL | 360 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – II | 20 |
DISCIPLINA | C/H |
Psicologia da Educação – Desenvolvimento | 72 |
Teorias da Aprendizagem | 72 |
Tecnologia Educacional | 72 |
Estrutura e Funcionamento do Ensino | 36 |
Planejamento Educacional |
72 |
Ensino Prático de Língua Portuguesa – II | 36 |
TOTAL | 360 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – III | 20 |
Estágio Supervisionado – I | 30 |
QUARTO SEMESTRE
DISCIPLINA | C/H |
Avaliação | 36 |
Ensino Prático de Matemática | 72 |
Ensino Prático de Geografia e História | 72 |
Psicologia da Educação – Aprendizagem | 72 |
Gestão de Projetos | 36 |
Libras | 72 |
TOTAL | 360 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – IV | 20 |
Estágio Supervisionado – II | 30 |
DISCIPLINA | C/H |
Oficinas Lúdicas e Recursos Didáticos | 72 |
Fundamentos da Orientação Educacional – I | 36 |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil | 72 |
Ensino Prático de Ciências |
72 |
Arte e Educação | 72 |
Prática Pedagógica – I | 36 |
TOTAL | 360 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – V | 20 |
Estágio Supervisionado – III | 30 |
DISCIPLINA | C/H |
Currículo e Programas | 72 |
Educação Especial – I |
72 |
Ensino Prático de Educação Física | 72 |
Literatura Infanto-Juvenil |
72 |
Ensino Prático da Educação Infantil |
72 |
TOTAL | 360 |
Estágio Supervisionado – IV | 60 |
DISCIPLINA | C/H |
Gestão de Pessoas | 72 |
Medidas Educacionais e Intervenção Psicopedagógica – I | 72 |
Fundamentos da Orientação Educacional – II | 36 |
Gestão Escolar | 72 |
Estatística Aplicada à Educação | 36 |
Seminários Temáticos em Educação – I | 72 |
TOTAL | 360 |
Estágio Supervisionado – V | 60 |
OITAVO SEMESTRE
DISCIPLINA | C/H |
Educação de Jovens e Adultos | 72 |
Seminários Temáticos em Educação – II | 72 |
Metodologia e Técnicas de Ensino | 72 |
Medidas Educacionais e Intervenção Psicopedagógica – II | 72 |
Relações Étnico Raciais | 72 |
TOTAL | 360 |
Estágio Supervisionado – VI | 90 |
DISCIPLINAS | 2880 |
Estágio Supervisionado | 300 |
Atividades Complementares | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3280 |
Estrutura geral do curso de Pedagogia
Para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, o discente deverá frequentar 75% (setenta e cinco por cento) de todas as disciplinas em aulas práticas e teóricas e obter todos os créditos em disciplinas, dentro do prazo estabelecido:
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR DO CURSO ( Regimento Geral)
DA COORDENAÇÃO DE CURSO
Art. 21 – A Coordenação de Curso, órgão responsável pela execução dos cursos de graduação, é exercida pelo Coordenador de Curso, designado pelo Diretor Geral.